07/12/2020

É possível prevenir e evitar doenças?

É possível prevenir e evitar doenças?

O que consideramos como doença? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o conceito de doença se refere a um conjunto de sinais e sintomas que possam afetar o bem-estar do paciente, seja este mental, físico ou social. Estes estão diretamente relacionados com o conceito da saúde. Segundo a OMS, saúde não é apenas ausência de doença, mas uma situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Portanto, concluímos que a prevenção de doenças está no âmbito global que cerca o indivíduo. Então como podemos atingir o estado de perfeito bem-estar em todos os aspectos nos tempos atuais?

Muitas das doenças da atualidade, na maioria das vezes, estão relacionadas com o nosso estilo de vida, nossa alimentação, nossos hábitos diários e ao ambiente em que nos cerca ao longo da vida. Diversos estudos nos mostram os benefícios de uma alimentação equilibrada, com a redução do consumo de sal, gorduras, frituras e doces, alinhados a atividade física regular e ingesta de água.

O excesso de sal na alimentação tem uma ação progressiva no nosso organismo, ativando células inflamatórias no sistema imune do intestino de forma subclínica, ademais são fatores de risco para hipertensão e causam retenção de líquido. A ingesta de frituras, gorduras levam a obesidade e ao aumento do colesterol. E o consumo excessivo de açúcar pode levar a obesidade e diabetes.

Nosso intestino é considerado nosso segundo cérebro, fazendo necessário que ele funcione todos os dias. A atuação de nossa microbiota intestinal é de suma importância para manutenção da saúde de vários órgãos e suas funções. Os lactobacilos atuam na manutenção da composição da microbiota intestinal produzindo efeitos benéficos na saúde do indivíduo. Eles atuam na prevenção de algumas doenças, como disbiose, obesidade, diabetes, constipação e alergias alimentares.

À medida que envelhecemos nossas articulações acompanham estes avanços e podem progredir para algumas doenças degenerativas, a mais comum é a atrose. Produtos como glucosamina, condroitina, colágeno tipo II, ácido hialurônico, magnésio são substâncias que colaboram para proteção desse desgaste articular.

Outro fator essencial para prevenção de doenças é manter nossa imunidade alta. Estudos relacionam que pessoas que mantem níveis de vitamina D elevados tem uma maior cobertura de prevenção para doenças relacionadas a calcificação óssea, prevenindo a osteoporose e doenças cardiovasculares.

Outro elemento essencial para a nossa vida é o Zinco, que é um mineral atuante no aumento de imunidade e no período de pandemia em que nos encontramos é de fundamental importância.

O stress oxidativo produz espécies reativas que são prejudiciais ao nosso organismo, como envelhecimento precoce, aterosclerose e doenças neurológicas. Para isso o grande aliado no combate e diminuição desse stress em nossas células é a vitamina C.

Além de cuidarmos do nosso corpo, é de extrema importância mantermos nossa mente em prefeito estado. Ômega 3, a fosfatildilcolina, o treonato de magnésio e a L-theanina estimulam nosso intelecto, melhorando a conexão entre os neurônios, a  memória e colaboram na prevenção da arterioesclerose e Alzheimer.

A equipe técnica da Farmácia de Manipulação Las Casas, com seu atendimento personalizado, atua no acompanhamento completo de orientação de seus pacientes quanto a prevenção e o tratamento de doenças. Consulte nos já. Farmácia Las Casas a formula certa para a sua saúde.

Por: Rodrigo Las Casas

 

 

Compartilhe: