Nós já ouvimos que o Magnésio é um mineral essencial em diversas funções do nosso organismo. Também é comum atualmente escutar recomendação de uso das mais variadas formas de suplementação desse mineral. Mas qual é a melhor forma de utilizar o magnésio? Para responder essa pergunta vamos primeiramente analisar o efeito de cada tipo de magnésio.
Cada associação do íon magnésio possui propriedades diferentes, podendo atuar na melhora da memória, função cognitiva, aprendizagem, contração muscular, formação óssea, metabolismo energético, regulação do humor e do sono, pressão arterial, na prevenção de diabetes e distúrbios de ansiedade. Portanto sua escolha deve ser indicada ao efeito que mais se encaixa com sua necessidade.
O magnésio glicina, que é o íon magnésio associado ao aminoácido glicina, tem um efeito importante na fixação do cálcio em nosso organismo. Ele atua juntamente com outros minerais, na prevenção e tratamento da osteoporose. Além disso, ele atua como cofator em mais de 300 reações metabólicas, desempenhando papel fundamental no metabolismo e controle da glicose, na síntese de proteínas e ácidos nucléicos, na melhora do desempenho físico, combate a fadiga neuromuscular, melhora do estresse físico e mental, diminuição do risco de doença coronária e formação de pedras nos rins e vesícula.
O Magnésio di Malato, é a associação do íon magnésio junto ao ácido málico. É indicado para uso no tratamento de dores crônicas e musculares, como as dores relacionadas à fibromialgia, osteoartrite, artrose e hérnias de disco. Possui ação antiiflamatória e também atua no cansaço crônico, cãimbras, insônia, taquicardias e na recuperação após o exercício físico.
O Magnésio L Treonato possui em sua fórmula o magnésio associado ao L-treonato, um metabólito originado da vitamina C. Essa associação permite uma maior biodisponibilidade cerebral. Sua ação está no fortalecimento das conexões sinápticas, promoção da melhora da sinalização neuronal, memória, função cognitiva e aprendizagem, além da contração muscular, formação óssea, metabolismo energético e regulação do humor e do sono
O Magnésio inositol é a associação do íon magnésio com o inositol.
O inositol, vitamina do complexo B potencializa a ação do magnésio, tornando seu efeito relaxante ainda mais potente. Age no funcionamento do sistema nervoso, nutrindo as células cerebrais e, desta forma, auxiliando na transmissão de impulsos nervosos, melhorando o funcionamento da memória a qualidade do sono.
O Magnésio taurato é associação da taurina com o magnésio. Atuando no tratamento da hipercolesterolemia e nas doenças cardiovasculares. Também colabora na síntese de ácidos biliares, melhorando a digestão. Ativa a formação de ácido gama-aminobutírico (GABA), melhorando a memória, o estresse e a qualidade do sono. Auxilia na manutenção da saúde cardíaca, na prevenção da diabetes melitus, catarata e distúrbios de ansiedade, combate a fadiga neuromuscular e o estresse.
O Magnésio glicil glutamina apresenta o íon magnésio associado aos aminoácidos glicina e a glutamina. Muito utilizado para praticantes de atividade física, colaborando com melhor rendimento e ganho de massa. Tem efeito atuante na resposta imunológica e colabora na integridade intestinal.
Todos os tipos de magnésio podem ser usados isolados ou associados entre sí. Seus benefícios são inúmeros e suas possibilidades de uso também.
A Equipe técnica da Farmácia de Manipulação Las Casas está sempre pronta para prestar assistência farmacêutica personalizada, buscando complementar e ajudar os diversos tratamentos, buscando a melhoria constante da saúde. Consulte-nos já!
Por: Lucimar Las Casas