Doenças articulares como a osteoartrite e artrose, são doenças reumáticas que acometem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações (“juntas”), cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Elas atingem mais de 15 milhões de brasileiros, segundo estimativas da sociedade brasileira de reumatologia (SBR). Além de representarem de 30 a 40% do motivo das consultas em ambulatórios de reumatologia, de acordo com a SBR.
Essas doenças possuem um caráter degenerativo e seu diagnóstico precoce é fundamental. Os conhecimentos adquiridos recentemente levaram a uma alteração no conceito desta doença. Antes se acreditava tratar-se de uma doença de evolução arrastada, sem perspectivas de tratamento, encarada por muitos como natural do processo de envelhecimento. Atualmente é de conhecimento que essas doenças não afetam apenas idosos. Podem afetar pessoas de todas as faixas etárias e seus tratamentos atuais estão focados na modificação do curso evolutivo das doenças, priorizando tanto o tratamento sintomático imediato, quanto o aumento da qualidade de vida do paciente.
Normalmente doenças articulares são acompanhadas de uma dor intensa, insuficiência da cartilagem, ocasionada por um desequilíbrio entre a formação e a destruição dos seus principais elementos, associada a uma variedade de condições como sobrecarga mecânica, alterações bioquímicas da cartilagem e membrana sinovial e fatores genéticos.
O tratamento para essas patologias deve ser multidisciplinar. A busca pela melhora funcional, mecânica e clínica junto ao tratamento farmacológico e não farmacológico são essenciais. O foco está na redução dos danos e contenção da progressão da doença. A prática de exercícios físicos com impacto moderado como pilates, natação, hidroginástica, junto a uma reeducação alimentar são ideais para redução do peso e melhora da mobilidade.
Já as medidas no tratamento farmacológico, tradicionalmente são os antiinflamatórios, relaxantes musculares, antidepressivos, e os repositores de cartilagem. Entretanto, existem alternativas quando visualizamos os tratamentos tradicionais. Muitos dos produtos utilizados tradicionalmente podem gerar efeitos adversos como distúrbios gastrointestinais, reações cutâneas, efeitos cardiovasculares, distúrbios hepáticos, nefropatia e broncoespasmos. Dessa forma, não devem ser tomados por um período muito prolongado.
Pensando em promover o bem estar dos pacientes, a Farmácia de Manipulação Las Casas sugere algumas formulações que podem contribuir na melhora da qualidade de vida. O uso de alguns fitoterápicos naturais com ação antiinflamatória, repositores de colágeno e medicamentos que impedem a progressão de longo prazo dessas doenças são os mais indicados.
Produtos como a Boswelia serrata, Curcuma longa (Curcumina) e Harpagophytum procumbens (Garra do Diabo), são produtos fitoterápicos que atuam na redução da dor e dos processos inflamatórios. Atuam como auxiliar nas inflamações e condições artríticas, reumatismo, osteoartrite, artrite reumatoide juvenil, miosite e fibrosite. Eles também podem contribuir como antioxidante, na redução da dor muscular e na hipercolesterolemia. Além de reduzir as doses dos corticóides e antiinflamatórios não esteroidais utilizados nestas afecções.
Uma alternativa com ótimos resultados são produtos que promovem a diminuição da degradação das glicosaminoglicanos, o que ajuda a prevenir a destruição da cartilagem articular. Produtos como a Glucosamina e Condroitina são usualmente associados por atuarem de forma sinérgica. Eles estimulam a produção de cartilagem e auxiliam no controle das enzimas que degradam as articulações. Além de colaborar com o estimulo da síntese dos proteoglicanos, condrócitos e de ácido hialurônico no líquido sinovial. Assim como o Colágeno tipo II composto pelo colágeno não desnaturado, que age juntamente com o sistema imunológico mantendo as articulações saudáveis e promovendo a mobilidade, resistência, tração e firmeza das articulações. Já o ácido hialuronico possui ação no volume, sustentação, hidratação e elasticidade da pele e também atua como protetor das articulações. Alternativa nas dores articulares é o magnésio di malato. Produto formado pela combinação entre o magnésio com o ácido málico, atua na redução de dores crônicas e musculares, possui também papel importante na produção de energia no corpo, cansaço crônico, cãimbras, insônia, taquicardias e possui função anti-inflamatória.
A Equipe técnica da Farmácia de Manipulação Las Casas está sempre pronta para prestar assistência farmacêutica personalizada, buscando complementar e ajudar os diversos tratamentos, buscando a melhoria constante da saúde. Consulte-nos já!
Por: Lucimar Las Casas