07/12/2020

Os Radicais Livres

Os Radicais Livres

Você já ouviu falar no termo Radicais Livres? O termo Radicais livres refere-se a átomo ou molécula altamente reativos, que contêm número ímpar de elétrons em sua última camada eletrônica e estão presentes no metabolismo normal do corpo, sendo altamente instáveis. Mas o que elas podem causar em nosso organismo?

Em condições fisiológicas, o oxigênio presente em nosso corpo sofre reações que resultam na formação de água. Durante esse processo são formados intermediários reativos, como os radicais superóxido, hidroperoxila, hidroxila e o peróxido de hidrogênio. Quando combinado com outras moléculas esses radicais podem ser aniquilados rapidamente, caso a produção deles seja pequena ou no caso de grande quantidade podem gerar estresse oxidativo.

Esse estresse é caracterizado pelo desequilíbrio entre o consumo e a produção do agente oxidante. Além disso, algumas atividades do dia a dia podem colaborar com o aumento da produção desses radicais livres. Excesso de exercícios físicos em grande intensidade e duração, exposição ao sol em demasiado, poluição, radiação ultravioleta, álcool, resíduos de pesticidas, aditivos químicos de alimentos processados, estresse, o ato de fumar ou ingerir alimentos com muita fritura e gorduras saturadas são atitudes que favorecem a produção em grande escala dos radicais livres. Todo esse estresse oxidativo é nocivo ao funcionamento celular e estão diretamente relacionados a danos, como o envelhecimento precoce, cardiopatias, mutações genéticas, problemas pulmonares,catarata, enfraquecimento do sistema imunológico, aterosclerose, artrites, diabetes, doenças auto-imunes, Parkinson e Alzheimer.

Para inibir a produção dessas substâncias o organismo conta com a produção de enzimas, que atuam detoxificação do agente antes que ele cause lesão. Isso ocorre com a enzima superóxido dismutase, glutationa, catalase, glutationa-peroxidase e com a vitamina E. Ademais, outra forma de ação antioxidante é reparar a lesão ocorrida, assim como atua avitamina C e a glutationa-redutase.

Entretanto, á medida que envelhecemos reduzimos a produção desses agentes antioxidantes no corpo. E assim ocorre a necessidade de suplementar os antioxidantes.A farmácia Las Casas possui uma extensa gama de produtos antioxidantes como o beta-caroteno, vitaminas C,E e A, zinco, cobre, manganês,selênio,picnogenol,astaxantina, licopeno, glutationa, coenzima Q10 e mix de tocoferóis, que retardam o processo do estresse oxidativo, neutralizando e varrendo do organismo os radicais livres. Além disso, medidas como ter uma alimentação saudável, consumo adequado de água e exercícios de baixa e de moderada intensidade, mantendo a frequência cardíaca máxima entre 65-80% têm importância fundamental no combate aos radicais livres. Sem os antioxidantes as defesas internas do organismo contra os radicais livres ficam fragilizadas e permitem que o estresse oxidativo ocorra.

A equipe técnica da Farmácia de Manipulação Las Casas está à disposição para uma melhor orientação, com atendimento personalizado que há 27 anos só a Farmácia Las Casas tem. Consulte-nos já!

Por: Rodrigo Las Casas

Compartilhe: