07/12/2020

Por que Magnésio?

Por que Magnésio?

Atualmente um mineral vem ganhando destaque na suplementação oral de grande parte da população. Você já deve ter ouvido em algum lugar ou de algum amigo ou parente sobre o uso do magnésio e suas variadas formas. Mas porque Magnésio?

O Magnésio é um mineral essencial em funções do nosso organismo tendo como sua principal função ser cofator em reações enzimáticas, auxiliar na produção de energia, síntese e replicação do material genético, regulação da função muscular e de neurônios, síntese de proteínas e lipídeos, manutenção de níveis de glicose no sangue, regulação do metabolismo do cálcio, tônus vascular e sistema imunológico. Sua distribuição ocorre desde as células, tecidos e órgãos e, em pequenas concentrações, na corrente sanguínea.  Ele é encontrado principalmente em vegetais de folhas verdes escuras, cereais integrais, oleaginosos, sementes, tubérculos e peixes. Entretanto, o processamento industrial desses alimentos contribui com a redução da concentração do magnésio nesses alimentos, fazendo com que sua ingestão seja baixa na dieta atual de parte da população.

A disponibilidade da suplementação de magnésio no mercado é muito grande. Dentre suas formas encontramos os sais de sulfato, ascorbato, aspartato carbonato, cloreto, citrato, gluconato, hidróxido, glicil glutamina, inositol, dimalato, bisglicinato, quelato, taurato, treonato.

Mas o que muda entre cada forma de magnésio? Primeiramente precisamos analisar a biodisponibilidade, permeabilidade e a solubilidade. Esses são fatores essências para que um medicamento atue de forma eficiente e precisa em nosso organismo. O magnésio é um mineral que contém baixa biodisponibilidade. Isso quer dizer que é muito difícil para o organismo absorver o magnésio em sua forma primária. É ai que vem a utilização de outros ativos como forma de estabilização desse mineral, favorecendo sua absorção. Baseando-se no princípio de estabilização foram desenvolvidas novas substancias que somam a estabilização do magnésio com a ação de outros produtos. Como por exemplo, do Magnésio Dimalato, que associa a estabilidade e ação do magnésio com o ácido málico, que atua diretamente em dores crônicas, fibromialgia, cansaço crônico, fraqueza, fadiga ou cansaço nos músculos e possui função antiinflamatória. Já o Magnésio L Treonato possui em sua fórmula o magnésio associado ao agente de quelação L-treonato, um metabólito originado da vitamina C. Essa associação permite uma maior biodisponibilidade cerebral deste mineral. Sua ação está no fortalecimento das conexões sinápticas, promoção da melhora da sinalização neuronal, memória, função cognitiva e aprendizagem, além da contração muscular, formação óssea, metabolismo energético e regulação do humor e do sono.

Então qual seria a melhor forma de usar o magnésio? Depende, cada pessoa possui uma necessidade ou um objetivo no seu uso. Para alinhar a melhor forma de uso do magnésio é indicado consultar um de nossos farmacêuticos ou pesquisar as funções de cada forma em nosso site. Cada tipo de magnésio possui suas propriedades e podem atuar na melhora da memória, função cognitiva, aprendizagem, contração muscular, formação óssea, metabolismo energético, regulação do humor e do sono, pressão arterial, possui efeito cardioprotetor, auxilia na prevenção de diabetes e distúrbios de ansiedade. A escolha deve ser indicada ao efeito que mais se encaixa com você.

A Equipe técnica da Farmácia de Manipulação Las Casas está sempre pronta para prestar assistência farmacêutica personalizada, buscando complementar e ajudar os diversos tratamentos, buscando a melhoria constante da saúde. Consulte-nos já!

Por: Rodrigo Las Casas

Compartilhe: